Imprimir

Boletim de Ocorrência em Acidente de Trânsito

Surprised Muitos Segurados prejudicados por Acidentes de Trânsito ficam indignados com derrotas em processos judiciais movidos contra Seguradoras. Ocorre que na maior parte das vezes as tais derrotas são devidas a insuficiência de provas, por essa razão o Segurado que sofreu Acidente deve ser diligente para que possa garantir a reposição dos prejuízos causados com o Sinistro.

Explico. Primeiramente o Direito se resume a Prova. E dentre as provas mais prestigiadas pelo Judiciário ao decidir litígios relativos a Acidentes de Trânsito esta o Boletim de Ocorrência ou de Atendimento. Tal documento dever ser informativo quanto ao Acidente, mas para tanto o Segurado conforme o caso deve tomar vários cuidados.

Um, logo após o Acidente deve certificar-se quanto as pessoas que estavam efetivamente conduzindo o(s) veículo(s), se for o caso até monstrando para eventuais testemunhas quem era(m) o(s) Condutor(es). E com a chegada de Autoridade Policial ou Trânsito relatar e pedir o registro da condução e de propriedade no Boletim de Atendimento ou de Ocorrência a ser lavrado pela Autoridade.

Feito isso, caso o Segurado tenha de se sujeitar a teste de bafômetro deve pedir a Autoridade responsável que os demais Condutores também sejam examinados até por critério de igualdade.

Tomadas as medidas acima o Segurado conforme o caso deve ainda coletar e registrar os seguintes dados: Data; Horário, Descrição dos veículo(s); Condutor(es); Proprietário(s); Qualificação e contato de  eventuais testemunhas do sinistro; Localização das testemunhas na ocasião do Acidente; Local do acidente se possível com número do logradouro e pontos de referências; Condições da pista; Disposição dos veículos por ocasião do acidente; Danos sofridos pelo(s) veículo(s), Disposição de eventuais vitímas, Sentidos, Marcas de pneus, Condições climáticas e da pista (buracos, molhada, óleo etc); Sinalização e Limites de velocidade.

As medidas acima listadas são trabalhosas e até desagradáveis mas necessárias para que os Segurados  envolvidos em Acidente de Trânsito tenham possibilidade de vitória em eventual Demanda Judicial.

 Autoria: Nirio Lyma de Menezes Junior, Advogado.