Imprimir

Riscos em Seguro da Linha Amarela

SurprisedComo dito na notícia publicada em nosso site as empresas subscritoras de Seguro para bens da Linha Amarela. Mas o que é Linha Amarela? Explico.Essa é a denominação dada pelo Mercado Segurador família de veículos destinadas a obra civis de grante porte.

Sucintamente a Linha Amarela inclui Escavaderias Hidráulicas, Pás Carregadeiras, Tratores de Esteira,Caminhões Fora da Estrada, Minicarregadeiras, Mini pás-carregadeiras, Motoniveladoras, Retroescavadeiras, Rolos Comnpactadores pneumáticos ou não etc.

Portanto tratam-se de equipamentos pesados destinados no mais das vezes a obras civis de grante porte e adquiridos via financiamento bancário devido aos seus altos valores. E em razão do valor desses bens, demora de substituição e os prejuízos óbvios a suas proprietárias, muitas empresas estão subscrevendo Seguros para tais bens devido ao boom de obras civis públicas e privadas que o País esta vivendo.

Os Sinistro mais comuns para esses equipamentos são o roubo e acidentes, em especial para os equipamentos dessa linha com rodas pela maior facilidade de deslocamento. As coberturas mais comuns são para Roubo Qualificado, Acidentes, Incêndio, Terceiros, Regiões Pluviais e LMI (Limite Único) para frotas.

Ocorre que como os adquirentes/subscritores desses Seguros são empresas dedicadas a Construção Civl e correlatos em Mineração etc, não possibilidade de em caso de Negativa de Pagamento a empresa prejudicada se socorrer da proteção do Código de Defesa do Consumidor. Ficando sua regulação judicial restrita as disposições do Contrato firmado com a Seguradora e o Código Civil.

Visto o alto valor desses equipamentos os mesmos são adquiridos em boa parte via financiamento bancário o que traz severo prejuízo a Subscritora que por qualquer motivo ficou sem disponibilidade sobre o maquinário. Posto que deverá seguir pagando a dívida e estará sem o bem que com sua utilização gera os recursos necessários ao pagamento do financiamento.

Portanto tanto o Contrato a ser assinado com a Seguradora deve ser examinado com exatidão e seu uso posterior a susbscrição deve ser condizente com as coberturas contratadas e riscos excluídos sob pena da proprietária arcar sozinha com os prejuízos comerciais e financeiros. Posto esses equipamentos gerarem os recursos necessários ao pagamento de seus financiamentos e pela dificuldade de reposição pois não produzidos para pronta entrega.

Como resultado tanto a contratação de seguros para essas máquinas como sua operação deve ser feitas com atenção para se evitar a surpresa de ver perdida a máquina e seu Seguro devidos aos riscos excluídos constantes de suas Condições Gerais e/ou Particulares.

Autoria: Nirio Lyma de Menezes Junior, Advogado.